A utilização dos recursos humanos na contabilidade organizacional

A utilização dos recursos humanos na contabilidade organizacional

A contabilidade como ferramenta de gestão, na maioria das Organizações evidenciam seus ativos como disponíveis, onde o referencial financeiro, certamente fica em primeiro lugar. Com isso, a contabilidade acaba deixando de lado um quesito de fundamental importância, aquele que envolve especificamente o capital humano e seus desdobramentos estratégicos.
Com isso, a contabilidade acaba deixando de lado um quesito de fundamental importância, aquele que envolve especificamente o capital humano e seus desdobramentos estratégicos.
Sendo assim, o Capital Humano nas organizações, muitas vezes é ignorado principalmente no que tange a dois vetores, são eles: a inserção do capital humano propriamente dito e como o mesmo contribui de forma ímpar para o desenvolvimento humano. Logo, a Contabilização perante a essas situações podem ser de duas formas, e caberá a Empresa optar pela Contabilidade de Custos de Recursos Humanos, onde o assunto tratará dos investimentos do pessoal, ou a Contabilidade de Valor em Recursos Humanos, que ficará responsável em dizer qual o valor econômico das pessoas. Isso será útil para a tomada de decisões num nível estratégico de excelência sobre pessoas e os investimentos feitos em cada uma delas, e até quanto à empresa poderá investir em Recursos Humanos.
Neste sentido, torna-se importante observar alguns dos subsistemas eleitos na literatura voltada para os recursos humanos, são eles: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Para o contexto, vale destacar a geração de custos diretos e indiretos. Para ilustrar, são notórios os gastos com: anúncio para o recrutamento, contratação de pessoas no sentido de viabilizar a seleção de pessoas, espaço físico para o treinamento e socialização, entrevistadores (profissionais da área operacional, psicólogos, entre outros). Sem contar que após a contratação e/ou efetivação, as organizações muitas vezes criam politicas de desenvolvimento para fomentarem a estrutura de carreira, com o surgimento de incentivos na realização de curso de toda ordem (graduação, pós-graduação, línguas, etc.). Se for o caso, a Contabilidade da Empresa lançará esses possíveis gastos diretamente para a despesa do período, onde poderiam estar analisando, e verificando os benefícios que estão trazendo a Empresa, a partir dos conhecimentos técnicos e/ou intelectual que os colaboradores vão adquirindo e, a partir desse patamar, a de se falar em investimento propriamente dito.

2 – Benefícios do Capital Humano para uma Organização

O Capital Humano tratará da representação dos recursos humanos dentro da organização, onde o conjunto de criatividade, capacidades, habilidades e conhecimentos do pessoal resultam em muitos benefícios para a empresa, juntamente com o capital intelectual que é o conjunto de valores ocultos que agregam valor as empresas e capacitam à continuidade da mesma, e com isso, pode-se mensurar e divulgar os resultados que o Capital Humano apresentará para a organização.
Segundo Chiavenato (2004), o capital humano passa necessariamente pelo conceito de patrimônio, que por sua vez reuni variáveis importantes gerando para as organizações maior competitividade e sucesso mercadológico. Para o contexto descrito pelo autor, não é suficiente para uma organização possuir talentos, é preciso integra-los num contexto que seja acolhedor, passando pela socialização, treinamento e desenvolvimento. Tudo isso requer efetivamente investimento com grandes possibilidades de retorno.
Para Stewart (1997) as habilidades humanas aplicadas as organizações são caracterizadas como diferenciadas (operacionais e intelectuais), cabe efetivamente para as empresas à identificação daqueles talentos que possam ir de encontro com as finalidades estratégicas no sentido de criar valor agregado e, possa ser percebido pelos clientes.
Sendo assim, os subsistemas de recrutamento, seleção e remuneração seriam utilizados para buscar e reter esses possíveis talentos.

3 – A importância da Contabilidade de Recursos Humanos e os tipos de Gerenciamento do Capital Humano

A necessidade da Contabilidade nos Recursos Humanos dentro de uma organização se torna extremamente necessária sobre a contabilização dos investimentos do Capital Humano. Tratando-se da Contabilidade de Custos de Recursos Humanos será utilizada para o gerenciamento do pessoal, onde ela se preocupará em investir, como por exemplo, em recrutamentos, contratando pessoas que consigam realizar esses serviços de entrevistas e identificar qual melhor candidato se encaixara melhor na vaga que a empresa precisar. Além disso, investira também em treinamentos, cursos, que farão com que os colaboradores adquiram mais conhecimentos no ramo onde a prestação do serviço dos mesmos se tornará cada vez mais eficiente e eficaz. Os cursos que podem ser oferecidos pela organização podem ser os de graduação, pós-graduação, cursos de línguas ou de aperfeiçoamento da área, isso fará com que o colaborador sinta-se valorizado e realize muito melhor a sua atividade, pois entenderá que a empresa estará investindo nele. Percebe-se que após o investimento no colaborador teremos um custo, pois isso trará um retorno futuro para a empresa, diferente se fosse um gasto classificado como despesa. A classificação como despesa não demonstra informações sobre o retorno que a gerencia precisa obter para saber se realmente essa técnica dará certo.
Já na Contabilidade de Valor em Recursos Humanos se preocupará nos valores econômicos que essas pessoas proporcionarão a tal organização, onde, de fato, com o entendimento do valor econômico que cada colaborador investido teve, haverá a reversão em benefícios para a empresa como, por exemplo: o colaborador adquiriu conhecimento, com isso realizará sua prestação de serviço com maior exatidão, assim o serviço feito corretamente os resultados são maiores para a empresa, e assim os lucros aumentaram, e obter crescimentos na riqueza da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *