Home office na contabilidade: ajuda ou atrapalha a produtividade?

Home office na contabilidade: ajuda ou atrapalha a produtividade?

As relações de trabalho estão se modernizando e a ideia de home office na contabilidade já não soa mais tão estranha. Mas será que essa é uma boa estratégia para o seu escritório? Ela é capaz de colaborar com a produtividade das equipes ou mais atrapalha? Vamos descobrir.

Você precisa pensar sobre o home office

Termo em inglês que define o ato de trabalhar em casa, o home office já é uma realidade. Ficou no passado aquela ideia de que isso era coisa de startup, as empresas tecnológicas. Seu crescimento como estratégia de recursos humanos em diversos nichos é uma prova disso.

A pesquisa Home Office Brasil edição 2016, conduzida pela SAP Consultoria com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), identificou umaumento de 50% no número de empresas que estão implantando a prática, na comparação a 2014.

Entre todos os negócios no Brasil que adotam o home office, 80% o fizeram nos últimos cinco anos. Hoje, revela o estudo, essa forma de trabalho faz parte de 37% de todas as empresas no país.

São números a se pensar, certamente. Mas uma expansão do trabalho remoto é aguardada com a tramitação da Reforma Trabalhista. O projeto cria duas novas formas de contratação: por trabalho intermitente (por hora) e no regime home office. Nesse último caso, deverão ser especificadas as atividades a serem desenvolvidas em contrato individual.

Parece claro que o assunto home office na contabilidade mais cedo ou mais tarde vai chegar ao seu escritório. Quer mais um indício? A pesquisa da SAP verificou também que 80% das empresas praticantes da modalidade são serviços e indústrias de transformação.

Para atividades burocráticas, que não exigem atendimento presencial, maior avanço é esperado. A rotina do contador é dinâmica, é claro, mas não inflexível.

Vantagens do home office na contabilidade

“Gerenciamento baseado em resultados, ao invés da presença física”. Essa foi a frase escolhida por 71% das empresas participantes da pesquisa da SAP. Ela foi eleita como a que melhor define o processo de home office.

Para os escritórios contábeis, há ainda outras conclusões do estudo que valem ser observadas como pontos positivos dessa estratégia. Confira:

85% alegaram aumento da satisfação e engajamento de colaboradores
80% definem o home office como fator de atração e retenção de colaboradores
80% afirmaram que a estratégia também permite a otimização dos processos internos
54% relataram ganhos em produtividade.
É claro que tais resultados refletem uma visão geral de empresas. Ainda assim, o home office na contabilidade se mostra uma oportunidade de satisfazer a equipe sem afetar seu rendimento. Ao contrário, como a pesquisa mostra, a produtividade tende a crescer dessa forma.

Mas há ainda outros fatores que se posicionam como possíveis vantagens. A otimização do tempo é um deles. Afinal, eliminar os deslocamentos do dia a dia evita que se perca minutos (ou horas) preciosos.

E o que dizer, então, da redução de custos? Ainda que o contrato de trabalho preveja o pagamento de um valor adicional pelo uso de energia elétrica, internet e telefone na casa do colaborador, esse gasto é certamente menor do que a manutenção de toda estrutura exigida por um escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *